Pular para o conteúdo

Arautos e Igreja Católica – Dom Edney celebra com os Arautos do Evangelho

Bispo preside Missa de um ano de dedicação do Oratório dos Arautos.

Por: diocesenf.org.br

O Oratório Nossa Senhora de Fátima, no Parque São Clemente – Nova Friburgo, completou um ano de dedicação no dia 13 de outubro. Para celebrar a data, os Arautos do Evangelho, responsáveis pelo templo, receberam o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, para presidir a Santa Missa, que contou com a presença dos Setores Masculino e Feminino, Cooperadores, Professores, alunos e da comunidade que regularmente participa das atividades no local.

site diocese 2019 Missadeumanodooratóriodosarautosdoevangelho-novafriburgo 1

A igreja, que chama atenção dos fiéis pelos detalhes em mármore, vidro, entre outros materiais, foi o primeiro passo dado pela Congregação na edificação deste espaço. O local também abriga a residência do Setor Masculino, que está sendo finalizada.

Nos ritos iniciais, Dom Edney falou sobre a cerimônia. “Nos reunimos hoje para agradecer a Deus pelo primeiro aniversário da dedicação do altar e da bênção desta Capela em honra a Nossa Senhora de Fátima. Hoje, também lembramos a última aparição da Virgem Maria em Fátima por ocasião dessa sequência de aparições em que ela insistentemente pede a oração do Santo Rosário e a conversão dos pecadores”. O Prelado se dirigiu aos professores ali presentes, recordando que no dia 15 de outubro – data em que a Igreja faz memória a Santa Teresa de Ávila – é celebrado o seu dia. O Bispo ainda saudou os sacerdotes concelebrantes, Padres Lourenço Ferronato e Carlos Magno, EP, o Diácono Duarte, EP, e os demais presentes.

site diocese 2019 Missadeumanodooratóriodosarautosdoevangelho-novafriburgo 5

Em sua pregação, Dom Edney falou sobre a Ação de Graças.

– Toda Celebração Eucarística, por Sua própria natureza, é ação de graças. Quando Jesus, na noite em que ia ser entregue, na última ceia, deu graças ao Pai por aquele momento, que era de salvação, Ele pediu aos Seus discípulos para que repetissem esse gesto em Sua memória. Portanto, a Ação de Graças do Cristo ao Pai se perpetua em cada Santa Missa. De modo especial, os textos que acabamos de ouvir nos lembram dessa dimensão do nosso relacionamento com Deus. Devemos ser agradecidos a Ele por todos os dons, por todas as dádivas, por aquilo que pedimos e pelo que nem sequer sabemos que necessitamos, mas Ele sabe bem melhor do que nós aquilo que de fato precisamos.

A respeito da primeira leitura sobre a cura do sírio Naamã (2Rs 5,14-17), destacou que “o milagre, o sinal, com que Naamã foi contemplado, para ele ensejou uma cura ainda maior: a sua conversão. Ele, que adorava outros deuses, percebeu por meio daquela manifestação do poder do Pai em sua vida, que doravante só adoraria ao Deus verdadeiro. Aqui é o verdadeiro milagre!”.

site diocese 2019 Missadeumanodooratóriodosarautosdoevangelho-novafriburgo 2

“A graça de Deus não tem medidas. Mas, exige de nós uma atitude: o agradecimento”, afirmou o Prelado, salientando aos fiéis que a salvação dada pelo Senhor é o milagre dos milagres. “A Vontade de Deus é a salvação da humanidade. E para leva-la a termo, Jesus foi até as últimas consequências, deixando-Se morrer em uma cruz”.

As datas celebradas naquele dia também foram recordadas.

– Hoje, também lembramos a última aparição de Nossa Senhora em Fátima. Todas essas aparições foram marcadas por um insistente pedido da Virgem: a oração fervorosa do Rosário pela conversão dos pecadores, entre os quais nos colocamos. Vamos rezar por todos nós, pobres pecadores. Que pela intercessão da mais nova santa, Santa Dulce dos Pobres, Deus nos faça perceber esses sinais do Seu amor em nossa vida.

Sobre o aniversário de um ano de dedicação do Oratório, Dom Edney expressou o cuidado dos Arautos em erguer primeiramente a Capela. “O templo está concluído, internamente ornado, dignamente disposto. Agora, se começa todo o trabalho de construção das outras dependências. Não tenho dúvidas de que a Mão de Deus vai abençoar todo esse trabalho, pois Ele foi lembrado em primeiro lugar”. E complementou. “Fico muito feliz quando vejo em uma instituição o carinho, a dedicação, que se dá a Casa de Deus, seja uma Capela, seja um oratório. A Casa de Deus é o coração de tudo! É a fonte da bênção, depois, tudo será dado por acréscimo. Que o Senhor abençoe esse trabalho”.

site diocese 2019 Missadeumanodooratóriodosarautosdoevangelho-novafriburgo 7

Agradecimentos

Ao final, Pe. Lourenço fez os tradicionais agradecimentos ao Bispo, aos colaboradores dos Arautos e aos presentes.

– Somos gratos em primeiro lugar a Deus, por ter permitido a edificação desta capela e à Nossa Senhora de Fátima, que acompanha e protege essa obra em comunhão com seu casto esposo São José. A todos os nossos amigos e benfeitores, que com sua generosidade e dedicação têm contribuído para a edificação desse templo. Nossa gratidão se volta também ao nosso querido amigo Dom Edney Gouvêa Mattoso, pela sua participação nesta edificação desde o lançamento da Pedra Fundamental, pela Missa de dedicação do altar e pela Missa de hoje.

Posteriormente, Dom Edney foi presenteado com um Terço. Após a bênção final, o Coral do Setor Masculino dos Arautos do Evangelho de São Paulo fez uma apresentação.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Fotos: Arautos do Evangelho – Nova Friburgo e Monara Teixeira

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: