Quem São os Arautos?
Arautos do Evangelho!
Igreja Católica em nossos dias.
.
Quem são os Arautos do Evangelho?
Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional Privada de Fiéis de Direito Pontifício, composta predominantemente por jovens, presente em 78 países. Seus membros de vida consagrada praticam o celibato, e dedicam-se ao apostolado, alternando a vida de recolhimento, estudo e oração, com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias, dando especial ênfase à formação dos Jovens.
Os Arautos do Evangelho procuram praticar em toda a sua pureza fascinante os conselhos evangélicos.
Tanto os jovens como as moças, vivendo em comunidades separadas, abraçam uma vida de intensa espiritualidade, incluindo a participação diária na Eucaristia, a adoração ao Santíssimo Sacramento e a recitação do Rosário e da Liturgia das Horas. Além da prática dos conselhos evangélicos, obediência, castidade e pobreza, observam um “ordo de costumes”, cuidadosamente elaborado pelo próprio Mons. João, que pode sintetizar-se na frase de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48).

Moças do setor feminino dos Arautos do Evangelho em Aparecida do Norte
Por verem na cultura e na arte eficazes instrumentos de evangelização, os Arautos habitualmente utilizam da música, tanto pelas vozes como pelos instrumentos. Por isso grande número de coros, orquestras e conjuntos musicais foram constituídos por Arautos, a fim de levar fé e esperança à sociedade.
Missões marianas em paróquias, Apostolado do Oratório, visitas às famílias, cárceres e hospitais, serviços de mala direta para milhões de pessoas, Projeto Futuro e Vida nas escolas, TV-Arautos, o Fundo de Ajuda Misericórdia são algumas das atividades desenvolvidas pelos Arautos nos mais variados campos da sociedade.
.
.
Arautos do Evangelho: Igreja Católica

Dom Emilio Pignoli coroa a Imagem de Nossa Senhora de Fátima
Quando uma nova instituição nasce na Santa Igreja a partir das graças concedidas ao fundador, este deve se apresentar aos sucessores dos Apóstolos para que o confirmem em sua missão. Colocar-se sob o amparo dos pastores sempre constitui um indício da autenticidade do carisma, pois o espírito de comunhão eclesial é uma constante nas obras suscitadas pelo Espírito Santo.
Com os Arautos do Evangelho este percurso teve início em 1998, quando Mons. João Scognamiglio Clá Dias recebeu aprovação diocesana para sua nascente obra, concedida por Dom Emílio Pignoli, então Bispo de Campo Limpo, na Grande São Paulo.
.
O Papa São João Paulo II
e Arautos do Evangelho
“Sede mensageiros do Evangelho pela intercessão do Coração Imaculado de Maria”

O Papa São João Paulo II e o Mons. João Clá
Esta semente não tardou a germinar e a estender os seus ramos, alcançando numerosos países. Diante da necessidade de acolher as diversas casas de Arautos sob uma mesma realidade jurídica, a Santa Sé decidiu erigi-los em Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício em data muito simbólica: 22 de fevereiro de 2001, festa da Cátedra de Pedro.
Na manhã do dia 28 do mesmo mês, São João Paulo II os acolheu com palavras que ainda hoje permanecem vivas na memória e no coração de quantos tiveram a alegria de ouvi-lo: “Sede mensageiros do Evangelho pela intercessão do Coração Imaculado de Maria”.
.
Sua Santidade Bento XVI
e Arautos do Evangelho
“Arautos do Evangelho, jovens cheios de entusiasmo por terem reconhecido em Cristo o Filho de Deus”
As graças concedidas desde então pela Providência e o ingresso de grande número de vocações não tardaram a chamar a atenção de Sua Santidade Bento XVI. Em Luz do mundo, o livro-entrevista publicado em coautoria com Peter Seewald, ele declarou:
“Vê-se que o Cristianismo, neste momento, também está desenvolvendo uma criatividade totalmente nova. No Brasil, por exemplo, de um lado se registra um forte crescimento das seitas, com frequência muito equivocadas, por prometerem essencialmente riqueza e sucesso exterior; por outro lado, se presencia também grandes renascimentos católicos, um dinâmico florescer de novos movimentos como, por exemplo, os Arautos do Evangelho, jovens cheios de entusiasmo por terem reconhecido em Cristo o Filho de Deus, e desejosos de anunciá-Lo ao mundo”.
Bento XVI demonstrou ao longo dos anos uma consciência clara da autenticidade do carisma depositado pela Providência na alma de Mons. João, acompanhada por uma receptividade paternal para tudo o que dependesse de sua intervenção, desejando que os Arautos do Evangelho se institucionalizassem em plena conformidade aos desígnios do fundador.
Em Novembro de 2019, ao receber a visita de dois sacerdotes Arautos, Bento XVI afirmou sobre Mons. João: “Ter o fundador vivo é uma imagem do Céu!”, e ao lhe pedirem que incluísse todos os Arautos do Evangelho e Mons. João em suas orações, ele, apertando as mãos de ambos os sacerdotes, disse antes de abençoá-los: “Mi piacciono molto gli Araldi! – Eu gosto muito dos Arautos!”
.
.
Mons. João S. Clá Dias
O fundador dos Arautos do Evangelho é Mons. João Scognamíglio Clá Dias, cônego honorário da Basílica Papal de Santa Maria Maior, Protonotário Apostólico, membro da Sociedade Internacional Tomás de Aquino, da Academia Marial de Aparecida, e da Pontifícia Academia da Imaculada.
.
Quem é Mons. João S. Clá Dias?
Filho de Antonio Clá Díaz, espanhol, e de Annitta Scognamiglio Clá Díaz, italiana, recebeu o Batismo a 15 de junho do ano seguinte na Igreja São José do Ipiranga, próxima de sua residência. Desde a mais tenra infância foi galardoado pela Providência com o dom da contemplação, bem como de grande facilidade para perceber, através de todas as criaturas, a ação de Deus. Seu grande sonho era fundar uma associação de jovens para relacioná-los com Deus e apoiá-los nas vias da perfeição.
Em 7 de julho de 1956, primeiro dia da novena a Nossa Senhora do Carmo, Mons. João conheceu Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, líder católico que marcou o século XX de ponta a ponta com o fulgor de sua fé e destemida militância em prol dos ideais da Santa Igreja.
Entre os anos de 1957 e 1960, como primícias dos feitos apostólicos que viria a desenvolver, Mons. João ingressou nas Congregações Marianas. Foi também admitido na Ordem Terceira do Carmo. Em 1958, foi chamado a prestar o serviço militar, na recém-criada 7ª Companhia de Guardas, do Batalhão de Infantaria nº 25, de São Paulo. Ali se destacou pela disciplina, voz de comando e capacidade militar, o que lhe valeu ser agraciado com a Medalha Marechal Hermes da Fonseca, “Praça mais Distinta”, entre os 208 conscritos incorporados naquele ano. Ademais, foi-lhe concedido diploma de “Menção Honrosa”, “por ter relevado bom comportamento durante sua permanência nas fileiras do Exército. Ciente da eficácia da música como meio de evangelização, Monsenhor João aperfeiçoou seus conhecimentos com o renomado maestro Miguel Arqueróns, regente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo.
Dr. Plinio Corrêa de Oliveira foi o formador da mentalidade de Mons. João. Foi pela lógica das maravilhosas exposições dele, pela clareza de seu pensamento, assim como pelo agradável perfume de sua inocência que Mons. João resolveu abandonar a tudo e a todos para melhor servir a Deus, sob sua orientação e conselho. Foi com Dr. Plinio que Mons. João adquiriu a nobreza de alma, a elevação de espírito, o zelo pela Igreja e pela sociedade, dentro de uma íntegra veneração por toda e qualquer hierarquia; em especial, uma quase adoração pelo Papado.
Em 1999, Mons. João fundou a Associação Internacional Privada de Fiéis Arautos do Evangelho, que recebeu a aprovação do Papa S. João Paulo II no dia 22 de fevereiro de 2001.
- O Papa indica a Cruz, símbolo dos Arautos do Evangelho, no peito de seu fundador, durante uma audiência no Vaticano.
Em 15 de junho de 2005, com outros 14 membros dos Arautos do Evangelho, Mons. João foi ordenado Sacerdote na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo. Para dar corpo a esse ramo sacerdotal de sua obra, fundou ele a Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli. Aprovada por Sua Santidade Bento XVI, a 21 de abril de 2009, ela hoje conta com 161 clérigos e mais de 300 seminaristas.
Alem de fundador dos Arautos do Evangelho Mons. João também organizou um ramo feminino dos Arautos, e a Sociedade Feminina de Vida apostólica Regina Virginum.
Mons. João também é fundador e colaborador da revista mensal Arautos do Evangelho, publicada em inglês, português, espanhol e italiano, totalizando cerca 800 mil exemplares de tiragem. Nela mantém, desde 2002, a seção “Comentário ao Evangelho”. Também é fundador da revista acadêmica “Lumen Veritatis”, da qual é colaborador, publicada pela Faculdade Arautos do Evangelho, saiu a lume em outubro de 2007, graças ao seu estímulo.
Mons. João Clá é membro da Sociedade Internacional Tomás de Aquino, da Academia Marial de Aparecida, e da Pontifícia Academia da Imaculada. Foi condecorado em diversos países por sua atividade cultural e científica, recebendo a Medalha de Ciências do México e o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro, de São Paulo.
.
O que fez o Mons. João Clá?
Mons. João escreveu obras de grande divulgação (chegando algumas a superar um milhão de exemplares), publicadas em português, espanhol, inglês, italiano, francês, polonês e albanês:
“Fátima, aurora do terceiro milênio”, “O Rosário, a oração da paz”, “Sagrado Coração de Jesus, tesouro de bondade e de amor”, “Medalha Milagrosa, história e celestiais promessas”, “Via Sacra”, “Jacinta e Francisco, prediletos de Maria”, “Orações para o dia-a-dia”, “Mãe do Bom Conselho”, “Dona Lucilia”, “Comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição”, “O Inédito sobre os Evangelhos”, em 7 volumes, “O Dom de Sabedoria na Mente, Vida e Obra de Plinio Corrêa de Oliveira”, em 5 volumes, e “São José: Quem o conhece?”.
.
Tendo em vista a formação intelectual, espiritual e doutrinária de seus seguidores, Mons. João realizou estudos teológicos tomistas com grandes catedráticos da Universidade de Salamanca e do Angelicum de Roma.
Sua tese de doutoramento em Direito Canônico intitula-se “A gênese e o desenvolvimento do Movimento dos Arautos do Evangelho e seu reconhecimento canônico”.
Sua tese de Teologia é “O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Corrêa de Oliveira”.
Mons. João Clá fundou o Instituto Filosófico Aristotélico Tomista (IFAT) e o Instituto Teológico São Tomás de Aquino, assim como o Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica.
Favoreceu a abertura de escolas secundárias em várias cidades do Brasil e em Portugal, Canadá, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, El Salvador, Guatemala e Moçambique
.

Cardeal Franc Rodé e o fundador dos Arautos
Favorecendo a Igreja e o Romano Pontífice
No dia 15 de Agosto de 2009, o Santo Padre Bento XVI, em reconhecimento pela obra que tem feito em favor da Santa Igreja, conferiu a Mons. João Clá, pelas mãos do Emmo. Cardeal Franc Rodé, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, a medalha “Pro Eclesia et Pontifice”, uma das honras mais altas concedidas pelo Papa àqueles que se distinguem por sua atuação em favor da Igreja e do Romano Pontífice.
.
.
O hábito dos Arautos do Evangelho

Foto final da Missa de formatura de uma das turmas de teologia dos Arautos do Evangelho na Basílica Nossa Senhora do Rosário
Ao recordarmos um Arauto, a primeira imagem que nos vem a mente é um jovem, trajando um longo hábito. Seus ombros sustentando um escapulário estampado com uma cruz vermelha e branca, com pontas que lembram flores de lis. Nos pés, um par de botas, e sua cintura ornada com uma corrente de ferro, da qual pende um rosário.
.
A túnica dos Arautos
Quatro são as cores de túnica utilizadas pelos Arautos:
A túnica marrom, mais austera e sóbria, foi reservada aos clérigos (diáconos e presbíteros), enquanto os leigos consagrados do setor masculino usam a túnica de cor branca-marfim
Os que começam sua experiência vocacional, usam o hábito de noviço: túnica e escapulário de cor ocre.
O hábito do setor feminino compõe-se de una túnica de cor amarelo-ouro e o escapulário marrom.
.
O escapulário de um
Arauto do Evangelho
O escapulário que o Arauto porta sobre os ombros representa o manto da Santíssima Virgem, cuja proteção maternal envolve com especial solicitude quem a Ela se consagra. É também símbolo da entrega que ele faz de sua vida, de seu ser e de seu querer, nas mãos da Rainha dos Céus.
O capuz, presente nos hábitos dos clérigos e leigos consagrados é o símbolo da vida contemplativa.
..
.
A Cruz dos Arautos,
florida em vermelho e branco:
A grande cruz do escapulário, com pontas estilizadas que lembram flores de lis, é inspirada na Cruz de Santiago de Compostela: símbolo por excelência do peregrinar em busca da Pátria Celeste.
O branco da cruz representa a pureza de doutrina e de costumes; o vermelho reflete o amor e o desejo da fidelidade levado até o holocausto, imagem do Preciosíssimo Sangue vertido por Jesus até a última gota. O dourado exprime a beleza e a excelência da santidade à qual todos batizados são chamados.
.
.
Por que os Arautos usam uma
corrente na cintura?
A corrente, que cinge a cintura, simboliza a devoção à Nossa Senhora, ensinada por São Luís Grignion de Monfort, proposta como exemplo de submissão à vontade de Deus: “Eis a escrava do Senhor” (Lc 1, 38). São Luís nos convida a imitá-la consagrando-nos como “escravos de amor a Jesus, pelas mãos de Maria”. O santo aconselha levar uma corrente simbolizando esta devoção.
.
O rosário!
A oração é o meio infalível de obter de Deus as graças e dons desejados e o Rosário, inspirado pela própria Virgem a São Domingos de Gusmão, em inúmeras ocasiões demonstrou sua eficácia. São PioX o considerava como “a mais bela e a mais preciosa de todas orações”.
Como fazem muitas Ordens Religiosas, os Arautos não somente levam o Rosário à cintura, mas o rezam diariamente.
.
As botas
dos Arautos do Evangelho:
O que mais suscita perguntas é, sem dúvida, o uso de botas.
O fato dos Arautos utilizarem botas de couro com cano alto, como os antigos missionários em suas resignadas andanças às mais longínquas terras até então conhecidas, não se deve a nenhuma necessidade prática, e sim a um valor simbólico; elas representam o caráter missionário, e abnegado, que não conhece limites, nem obstáculos para levar a fé em Cristo e o amor a Maria.
.
Os Cooperadores dos Arautos
(Terciários)
Sob a orientação e o estímulo de Mons. João surgiram os cooperadores dos Arautos do Evangelho, abnegados voluntários que dedicam o tempo disponível, em meio às suas obrigações familiares ou profissionais à evangelização segundo o carisma da instituição. Trajam eles uma característica capa branca com cruz vermelha. A grande família dos Arautos do Evangelho conta atualmente com aproximadamente 10 milhões de membros nos cinco continentes.
Os Cooperadores, que “embora sintam-se identificados com o espírito da Associação – lê-se nos Estatutos – não podem comprometer-se plenamente com os objetivos dela, devido a seus compromissos sacerdotais, ao fato de pertencerem a algum instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica, ou a seus deveres matrimoniais ou profissionais”.
Leigos, casados ou solteiros que vivem no mundo, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, leigos de vida consagrada ou membros de outras associações ou movimentos apostólicos, os Cooperadores dos Arautos do Evangelho, além de observarem os preceitos e deveres próprios a seu estado, esforçam-se por viver em conformidade com o carisma e a espiritualidade da Associação, dedicando a ela seu tempo livre e se comprometendo a cumprir certas obrigações.
.
.
Videos Sobre os Arautos do Evangelho:
Arautos a serviço da sociedade
.
.
.
.
O que dizem nossos leitores?
No início de Abril (2015) estava eu na região de Embu, precisamente na estrada Embu Itatuba levando meu curriculum para uma empresa, precisava ir para Raposo Tavares continuar levando meus […] Mi nombre Carlos, he quedado impresionado con el material que me llega de las actividades de vuestro carisma. Rezo por el crecimiento y expansión de la obra de Mons. Joao […] A foto é linda, eu também quero ser arauto. Eu gosto quando tem missa, eu vou ser um arauto e gosto muito de monsenhor João Clá eu não conheço ele ainda, mas vou conhecer. Salve Maria Tudo que os Arautos fazem é maravilhoso e com muita piedade. Amo muito, que Nossa Senhora proteja todos os Arautos, que Deus envie muitos novos arautos, que desabrochem como rosas […] BELÍSSIMA IGREJA, TIVE O PRAZER DE CONHECER O ANO PASSADO. Eu confesso que estava totalmente perdido quando os arautos enviaram uma medalha de nossa senhora dos milagres fiquei muito feliz e hoje posso dizer a todos que sou muito feliz […] Como fazer experiência vocacional distante da comunidade arautos do evangelho? Pois gostaria de fazer mas em minha cidade não há missão da comunidade. Sou frei Marcelo, moro em Goiás, já trabalhei muito em missões com os arautos do evangelho. Admiro e rezo sempre pelo sucesso e bom êxito do apostolado. Tenho um adolescente […] Sublime. Depois de uma solene missa, na Basílica Nossa Sra do Rosário, meditar a homilia em um lugar aprazível assim, significa voar para o céu. Obrigada, mais mais vez. Eu quero parabenizar o arautos pelas revistas que recebemos com as informações belíssimas, e imagem de santos, orações e muito mais. Celebração linda,e amei a recepção pois os padres q nos atendeu nos deu muita atenção e isso q procuramos hoje,q Nossa Senhora De Fátima continue abençoando a tds obrigado… Vou a missa ao domingo nos arautos em Campos dos Goytacazes fico encantado. Já fiz minha crisma e agora vou fazer a consagração a nossa senhora, lá com padre João […] É tudo de maravilhoso em nossas vidas. Participo na igreja deles, sou consagrada a nossa senhora de Fátima, eu e minhas filhas. Como devota fervorosa de Nossa Senhora de Fátima, meu sonho e conhecer esta igreja. Nesta véspera do dia dedicado a Nossa Senhora minha gratidão e amor a Jesus e Maria. Agradeço a Deus todos os dias por ter me concedido a graça de conhecer os Arautos e fazer a consagração a Santíssima Virgem Maria. Amo, amo, amo muito estes anjos de Deus que existem em nossas vidas! Excelente, es muy interesante el significado de cada elemento del hábito de los Heraldos. Simplesmente maravilhoso! Deus Abençoe muito todos vcs sempre! Esse homens são o que o mundo precisa. Que a virgem Maria proteja todos os arauto.
Deixe o seu testemunho!
Se tiver dúvidas pode nos perguntar.
Links Relacionados:
A Basílica dos ArautosAtividades dos ArautosIgreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Boa Tarde
Gostaria de saber se é uma ordem religiosa ou formada por leigos católicos
CurtirCurtir
Boa tarde Fernando.
Arautos do Evangelho é uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício.
Em Jesus e Maria
Alessandro
CurtirCurtir
Depois que eu comecei a frequentar as missa na basílica dos arautos em cotia próximo a minha casa a minha vida se transformo numa paz. nas homilias sinto a presença de Deus em minha vida com interseção de nossa senhora mae de Jesus cristo. Salve Maria! Convido a todos para conhecer a basílica do evangelho dos arautos em Cotia.
CurtirCurtir
Os Arautos são luz na vida de minha família! E o hábito reflete bem o espírito de santidade que nos inspiram! Há alguma razão pela qual as irmãs não usam véu, como comumente acontece em outras ordens religiosas?
CurtirCurtir
Acho maravilhoso o trabalho realizado pelos Arautos…meu neto já está a três anos com os Arautos.. Esse ano está no thabor…e quer ser sacerdote. Mais engana-se que pensa que é só para adolescentes…a devoção a nossa Senhora, carisma dos Arautos, e as promessas feitas em Fátima pela Virgem, quer fazer-nos entender que estamos vivendo tempos cruciais… Que é preciso fazer o caminho de volta o quanto antes….reconciliar-se com Deus, através da mãe… Para podermos então entrar no Reino de Maria!! Salve Maria!!
CurtirCurtir
È muito bonito a roupas deles
CurtirCurtir
Obra divina que veio instairar no mundo o Reino de Maria , preparando assim a segunda vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O trabalho com os jovens é essencial , infundindo em suas almas o gosto e amor pela Igreja e a Santidade.
Apenas sinto que só admitam jovens , porem estão em minhas orações.
CurtirCurtir
E quem são os terciários, o que eles fazem, eles também são Arautos?
CurtirCurtir
Deus ilumine os arautos
CurtirCurtir
Boa tarde salve Maria arautos que Deus abençoe vocês todos.
CurtirCurtir
amo, amo, amo muito estes anjos de Deus que existem em nossas vidas!
CurtirCurtir
Vou a missa ao domingo nos arautos em Campos dos Goytacazes fico encantado. Já fiz minha crisma lá e agora vou fazer a consagração a nossa senhora, lá com padre João Carlos. É um bênção de Deus.
CurtirCurtir
Excelente, es muy interesante el significado de cada elemento del hábito de los Heraldos.
CurtirCurtir
Agradeço a Deus todos os dias por ter me concedido a graça de conhecer os Arautos e fazer a consagração a Santissima Virgem Maria.
CurtirCurtir
É tudo de maravilhoso em nossas vidas. Participo na igreja deles, sou consagrada a nossa senhora de Fátima, eu e minhas filhas.
CurtirCurtir
Fiquei ainda mais apaixonada pelo carisma que de tão belo chega ter “cheiro de Céu”!
Salve Maria!
CurtirCurtir
SALVE MARIA GOD BLESS YOU ALL AMEN!! DRA HEIDI KRALJ FROM BUENOS AIRES ARGENTINA
CurtirCurtir
Sou frei Marcelo, moro em Goiás, já trabalhei muito em missões com os arautos do evangelho.admiro e rezo sempre pelo sucesso e bom êxito do apostolado.tenho um adolescente meu afilhado que tem profundo amor pelos arautos do qual eu mesmo apresentei e o fiz conhecer.carrega um profundo amor para com a virgem Maria e quer se consagrar a ela e se por a serviço do reino servindo como arauto.ele tem 12 anos, mora em Rondonópolis, participa da vida da igreja.pergunto qual o caminho para que possas se encaminhado s vcs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Venha conhecer os Arautos em Brasilia – DF
SHIS Qi 25 Cj. 10 Cs. 21
CurtirCurtir
Conheço bem a casa! Vocês e com certeza é um pedacinho do céu! Sinto muito por não poder ir com Mais frequência! Mas vocês estão sempre em minhas orações.
CurtirCurtir
Frei Marcelo, deve encaminhar o vosso afilhado para conhecer a sede em Cuiabá. É o mais próximo de Rondonópolis.
Endereço: Travessa Nigéria, 50, bairro Santa Rosa, Cuiabá MT
Contato: (65) 3626-6256
https://www.facebook.com/pg/arautosemcuiaba/about/?ref=page_internal
CurtirCurtir
¿y plinio correa de oliveira?
CurtirCurtir
Sobre Dr. Plinio pode-se ver em:
O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Correa de Oliveira.
http://www.arautos.org/dom-sabedoria-plinio-correa-joao-cla/
CurtirCurtir